A ARTE DE LER VÁRIOS LIVROS AO MESMO TEMPO

Quando comecei a trabalhar com livros, isso em 2004, não cultivava o hábito de ler, cheguei a ficar mais de 10 anos sem encostar a mão em um livro. Além disso, nunca passou pela minha cabeça ganhar a vida vendendo livros em um país como o Brasil. No entanto, como o destino costuma nos pregar peças e surpresas, hoje estou aqui, e não quero mais sair, não me vejo fazendo ou vendendo outra coisa.

Para correr atrás desse tempo perdido e poder me desenvolver melhor profissionalmente, tive a idéia de começar a ler vários livros ao mesmo tempo. Como isso?

A primeira oportunidade que tive no “Mundo Literário” foi na extinta Livraria Siciliano (que foi comprada pela Saraiva), apesar de ser uma loja pequena, fica localizada no maior shopping do Grande ABC, e isso faz com que seja bem movimentada e tenha uma clientela bem exigente.

Pelo fato de não ser um leitor assíduo, passei muitas dificuldades no começo. Confesso que quase desisti, pois ouvia muitos desaforos e até insultos de clientes e colegas, que reclamavam por que eu não conseguia identificar ou localizar o livro que os clientes pediam. Ah, se   não fosse a necessidade, as contas e a família, hoje eu não estaria aqui escrevendo este artigo, pois, com certeza, teria mudado de profissão. No entanto, tive perseverança, determinação, fé; e resolvi continuar.

Um dia… tive um insight, ao invés de ler um livro por vez (como vinha fazendo), resolvi começar a ler 3 livros de uma só vez. Comecei a separá-los por ocasião, por exemplo: eu tinha um livro que lia só no ônibus (no percurso de ida-e-volta para o trabalho), tinha um que eu lia só em casa (chegava da loja às 23h e ficava até às 3h da manhã lendo) e tinha outro que eu deixava para ler no intervalo de almoço (enquanto o pessoal descia para a praça de alimentação, eu ficava no estoque lendo). 

Quando um deles acabava, era automaticamente substituído por outra da fila, e assim sucessivamente. Esta estratégia me fazia ler em média de 3 a 5 livros por semana, eram quase 20 por mês. Os 8 meses que passei na Siciliano, foi, sem dúvida, o período em que eu mais li na vida. Em pouco tempo esta minha iniciativa surtiu efeito, assumi o primeiro lugar nas vendas da loja, e não larguei mais, além disso, no que tangia a indicações e qualidade atendimento, passei também a ser visto como uma referência na equipe.

Até hoje conservo este hábito, chego a ler de 5 a 7 livros por vez. Muita gente me pergunta como consigo; se eu não me desconcentro, se consigo lembrar a história dos livros, se não misturo tudo, dentre outros comentários. Digo a vocês que nada disso acontece. Ao fechar um livro e ir para o outro, minha mente se desconecta daquele que fechei e se conecta naquele que abri. Uma técnica que utilizo (se é que podemos chamar isso de técnica), é a de ao retomar a leitura de um livro, sempre leio um trecho, um parágrafo, ou dependendo da história, a última página da onde parei, isso dá um “start” no cérebro e me faz lembrar automaticamente de todo o enredo da obra.

Trabalho com livros, vivo dos livros e compro muitos livros, então não há outro jeito de me manter sempre atualizado com relação a lançamentos, tendências e novidades, se eu não ler muito. Como poderei indicar e trocar informações com meus leitores (no blog) e clientes (no trabalho), não conseguirei atender a demanda que eles querem e procuram, sem “enfiar” a cara nos livros.

Pode parecer difícil no começo, para quem não tem o costume, mas depois de um pouco de tempo e prática vocês vão ver o quão tranquilo e produtivo é ler dois ou mais livros ao mesmo tempo. Basta associar um para cada ocasião do seu dia, assim, fica fácil, você vai ver…

E você, consegue ou conhece alguém que tem o hábito de ler mais de um livro por vez? 

Deixe um comentário e compartilhe sua opinião conosco.

Um abraço e boas leituras!!!

 

Wellington Ferreira, é um vendedor de livros extremamente apaixonado pelo que faz. Não consegue se imaginar mais vivendo longe deles. Além disso, é blogueiro nas horas vagas e corinthiano fanático (e dos loucos) em período integral. Atualmente trabalha como consultor de vendas em uma distribuidora de livros e presta assessoria de mídias sociais para empresas. Interessados, é só entrar em contato.

34 comentários

  1. Cara, eu te admiro: ler 5, 6, 7 livros de uma só vez não é para qualquer um! Eu me enrolo todo lendo apenas 1…
    Tipo, eu tinha ganhado um exemplar de “Eu Sou O Número Quatro” em uma promoção no twitter, e olhe que eu estava louco por este livro, porém, haviam, se eu não me engano, dois ou três livros que vieram de parcerias. Parceria tem vantagem na minha fila de leitura, já que as resenhas devem sair o quanto antes.
    No final de tudo, terminei de ler o “Eu Sou O Número Quatro” no sábado (14/05). Mais ou menos dois meses depois de ter ganho o livro. Graças a Deus que terminei, principalmente porque o filme estreou na sexta-feira passada e eu quero assistí-lo, e fazer um anexo entre livro e filme.
    Neste momento, estou [quase] concluindo a leitura de um livro que veio de parceria. Tenho ainda 3 livros de parceria e 2 que ganhei.
    Ufa, terei por algum tempo algo para alimentar minha mente!!!

    Abraços.

    Jonathan Henrique
    http://nomundodealguem.blogspot.com

    responder
  2. Olá Henrique!

    Como postei no artigo, é meio difícil no começo ler mais de um livro por vez para quem nunca tentou. Eu tive que me virar por uma questão de necessidade e sobrevivência. Fui forçado a adquirir esta capacidade na “marra”, ou então eu estaria fora da loja e, talvez, este blog não existiria.
    Tente fazer um teste e começar pelo menos com dois, se você não se “embananar”, continue e vá aumentando a quantidade gradativamente. Você vai ver, não é tão complicado como parece.

    Um abraço!

    responder
  3. Sou uma devoradora de livros ja cheguei a ler 5 livros de uma vez é muito bom ler, hoje não leio varios de uma vez mais continuo lendo.

    Amigo te desejo uma boa tarde

    responder
  4. Nem preciso dizer de minha admiração por você caro amigo. Não consigo me concentrar em várias leituras ao mesmo tempo, ainda mais que tenho por hábito ler antes de dormir. Invejo sua capacidade de assimilar várias situações. Sou metódico e não consigo fazer várias coisas ao mesmo tempo. Pior pra mim que tenho que ir lentamente (e quando o livro se mostra ruim demoro mais ainda, porque tenho por convicção nunca largar um livro antes de seu final).

    responder
  5. Oi Wellington!
    Eu já tentei ler mais de um livro por vez e não deu certo. Mas esse seu método me pareceu muito interessante.
    Vou tentar fazer isso e ver se desta vez obtenho sucesso!
    Beijos!

    responder
  6. Gostei muito do post! Normalmente, prefiro ler um livro por vez (e leio freneticamente, sem descanso, quando o tempo permite). Mas já li dois ou três livros ao mesmo tempo e para mim funcionou super bem. O problema era que nem sempre eu tinha tempo para ler todos eles todo dia, por isso prefiro focar em um só.

    responder
  7. Só para deixar registrado. Hoje em dia minha média caiu bastante, no entanto, ainda consigo ler um por semana, quando muito dois.

    responder
  8. Eu consigo ler mais um livro ao mesmo tempo (nunca ultrapassando três) utilizando a mesma estratégia, cada um em seu momento.
    Pela manhã, livros de Direito. Pela tarde, outro livro. Pela noite, durante uma aula e outra da faculdade e antes de dormir, um terceiro.
    Sempre tento ler sobre assuntos diferente também, por exemplo, um romance e outro sobrenatural.

    responder
  9. Que bom encontrar uma pessoa como eu. Achava que era a única a fazer essa “maluquice” de ler vários ao mesmo tempo. Eu comecei a ler assim quando percebi que quando eu lia um que me desinteressava no meio da leitura, abandonava pelo simples fato de ficar presa a ele até o final. E tinha muitos na fila que estava ansiosa para ler. Então resolvi intercalar as leituras e serviu como estímulo, agora não abandono mais nenhum, pois a compensação vem com outro mais interessante. Consigo chegar até o final com todos esses meus amiguinhos.

    responder
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    responder
  11. Adorei o blog e eu tb não consigo ler apenas um livro por vez. Leio vários ao mesmo tempo e para mim eh muito tranquilo e prazeroso…Parabéns pela iniciativa!!! Abraços

    responder
  12. Estou começando a ler três livros como experiência. Valeu a dica!!

    responder
  13. Também gosto muito de ler. Leio bastante, mas o máximo que já fiz foi ler dois ao mesmo tempo por necessidade. Poderia ler mais livros de uma vez,não vejo dificuldades, mas, para quê?
    O que importa é ler por prazer e não por compulsão ou como disputa para ver quem leu mais. Assim a coisa perde o sentido.

    responder
  14. Boa Noite.
    Tudo bem consigo?
    Sou Português, e como tal , sobre as minhas costas está um grande respeito pelas letras , mas só à uns anos para cá é que comecei a ler alguns livros do meu interesse.
    Depois de ter lido o seu blogue fiquei apaixonado pela sua adoração pelos livros e como tal,gostaria que me desse alguns conselhos para que eu gostasse mais de ler e transmitir esse gosto pela leitura, ou seja , pequenas coisas que fazem toda a diferença na iniciação de um jovem de 17 anos pelos lados da leitura , como por exemplo métodos de leitura , focagem em que partes do livro, etc.
    Gostava que me respondesse para o meu mail.
    miklescosta@hotmail.com
    Cumprimentos.

    responder
  15. Menina triste7 junho 2013 às 19:38

    ME AJUDE POR FAVOR, É QUE EU NÃO CONSIGO LER LIVROS, ME DESCONCENTRO O TEMPO TODO, LEIO UMA LINHA E TENHO QUE RELER 300 VEZES SE NÃO EU ESQUEÇO, QUERIA APRENDER A LER APENAS UMA VEZ E ENTENDER, O QUE FAÇO?

    responder
  16. Que história bacana, Wellingthon. Sabe que quase me dá vontade de largar a vida de professora e ir trabalhar em uma livraria?
    Pois é, eu também leio vários ao mesmo tempo, igual a ti, também separo um pra cada situação: um(ns) na cabeceira, um na bolsa, outro no bolsão da escola -é claro que esse pouco avança, porque na escola não dá tempo mesmo rsrsr- e no banheiro também têm (putz, não devia ter dito isso, quem vai querer trocar livros comigo agora?rsrsr)
    E de fato, as histórias ão se misturam mesmo, é desvestir um personagem e vestir outro.
    Abç,
    Cármen.

    responder
  17. Faço leitura de longa data, tenho sempre dois livros , em leitura, um a que chamo meu companheiro e viagem por estar sempre dentro do carro que leio em horas de algum lazer como fins de semana, outro que costumo a ler em casa á noite, agora ler 4 a cinco livros a um só tempo nunca o fiz e mesmo que tentasse , quase acredito que não me daria bem, com este método alargado de leitura.

    responder
    1. Olá Angelo!

      Que bom que já praticas isso, vai devagarinho, quando veres, já estarás sim lendo uns 5 ou 6 livros de uma vez, você vai ver….rs

      Um abraço!

      responder
  18. Eu também fazia isso quando trabalhava. Lia um livro no ônibus, outro no intervalo do trabalho e outro em casa.
    Isso ajuda bastante e também não confundia as histórias.

    responder
  19. Cara estou com algumas dificuldades na leitura, gostaria de algum conselho.
    Eu leio pouco li no máximo uns 16 livros no máximo tenho 24 anos e comecei a ler com 20 anos. Mas agora pela idade e profissão tenho que ler mais, e estou desacostumado fico deixando de lado para ler depois, tenho até tempo pra isso mas acabo não lendo :(.
    Vc tem alguma técnica que possa ajudar a voltar a ler, principalmente livros profissionalizantes (comunicação).
    Se tem quantidades de capítulos ou páginas por dia ou por momentos a ser lido?
    Desde já agradeço e parabéns pelo seu esforço e dedicação.
    Deus o abençoe.

    Anisio Galante

    responder
    1. Olá Anisio!

      A leitura, como tantas outras atividades, é um hábito, e como tal, deve ser estimulada para que se crie uma rotina. Procure se programar durante o dia para ler sempre no mesmo horário e, isso vai fazer com que seu subconsciente aos poucos vá assimilando esta mudança de rotina no seu dia; até chegar um determinado momento em que automaticamente você vai procurar o livro pra ler independente de horário ou lugar.

      Comece com essa dica primeiro, conforme for evoluindo, lhe passo outras.

      Um abraço!

      responder

Deixe um comentário